''Merlí é uma série de televisão TV3 sobre um professor de filosofia homônimo que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensar livremente - dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias.
Com certa influência de filmes como Sociedade dos poetas mortos, Merlí tenta deixar a filosofia mais próxima de todos os públicos. Cada episódio se baseia nas ideias de algum pensador ou escola filosófica, como os peripatéticos, Nietzsche ou Schopenhauer, que acabam servindo de fio condutor para os acontecimentos da série.''
Como já sabemos, sou uma pessoa ''atoa'' e por isso, vivo procurando séries novas para assistir - fingindo que não tenho inúmeras atrasadas. Foi quando apareceu Merlí como sugestão na Netflix. Por tratar de uma série que envolve filosofia, jovens e sala de aula, ganhou logo minha atenção e desde o primeiro episódio, ganhou meu coração.
A série retrata a vida de um professor chamado Merlí que até então desempregado, leva a vida de uma forma nada convencional para os padrões da sociedade. O que já nos faz pensar logo de início, mas se as coisas fossem diferentes? Talvez ele não tivesse que abandonar sua casa, se não tivesse que pagar aluguel, ou seja, se todos tivessem um lugar com quatro paredes para morar, coisas seriam diferentes. E isso já te leva a inúmeros pensamentos, e ao longo de cada episódio, as coisas só ''pioram''.
Sabemos que um professor pode mudar a vida de um aluno e é isso que este professor faz, muda a vida de toda uma turma por simplesmente leva-los a pensar. Tem coisa melhor que isso?
Cada episódio carrega um nome de um filósofo que será estudado durante aquela aula, e com isso, o enredo deste episódio gira em torno de lições e ensinamentos embasados na forma de pensar do filósofo X.
Outra coisa que me chamou muito atenção são os momentos de hipocrisia que rola com o Merlí, porque ele vai para a sala de aula e fala uma coisa, mas em sua vida é age de uma forma completamente diferente. E isso é um máximo, porque em certos momentos da primeira temporada ele é confrontado por alguns alunos por ser assim. Ou seja, seu trabalho tá dando certo.
Merlí é uma série que me chamou atenção desde o início por causa da filosofia e a cada novo episódio, eu ansiava por mais. Além de aprender mais, ainda tem aquela coisa de ''será que sou assim?'', ''será que tô fazendo certo?'', ''mas afinal, o que é o certo?'', ou seja, tem todos um mar de questionamentos que se abre em nossas cabeças. A série também fala sobre assuntos como homossexualidade, classe social, respeito ao próximo, política, autoaceitação, amor e mais um monte de coisinha linda que acontece não só na adolescência, como na fase adulta.
A primeira temporada está disponível na Netflix, e eu mal posso esperar pela segunda!




Somos duas que começamos várias séries mesmo estando atrasada em várias hahaah, não é minha culpa são muito boas!! Já apareceu várias vezes essa série nas sugestões mas sempre achei que fosse mal, pelo seu resumo eu gostei, amo filosofia e assuntos sobre sociedade, quem sabe um dia verei uahsuh, beijoss, blog lindo!!
ResponderExcluirhttp://www.mecsblog.com/
eita moça, corre agora mesmo pra ver! essa série é incrível!! <3
Excluir