Instagram

21/08/2016

Resenha: Entre 3 Mundos, Lavínia Rocha

Título: Entre 3 Mundos
Autor(a): Lavínia Rocha
Editora: D'Plácido
Páginas: 218
Classificação:  ♥  ♥ ♥  
Onde Comprar: Livraria CulturaD'Plácido e Americanas
Sinopse: Há algumas décadas, o Brasil vivia intensos conflitos entre pessoas normais e pessoas com dons extraordinários. Visando a paz no país, as autoridades o dividiram em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra.
Alisa é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul e precisa esconder a verdade de ambos os mundos. Além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, Alisa enfrenta problemas comuns da adolescência: acha seu próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela. A vida de Lisa (como prefere ser chamada) se transforma completamente com um grande acontecimento no colégio e, agora, ela se vê diante de um desafio envolvido pela descoberta do amor e da sua verdadeira identidade.

''A dúvida era como seria possível uma garota nascida no mundo normal pertencer ao meio mágico...''

Sabem toda aquela ''magia'' que vemos em Harry Potter ou mundos utópicos como Jogos Vorazes e Divergente? Sim, sei que eles são maravilhosos, mas na minha humilde opinião, os criado pela Lavínia em De Olhos Fechados e Entre 3 Mundos são os melhores, simplesmente por serem no Brasil, e em lugares de nosso total conhecimento. E adentrando neste mundo cheio de magia, começamos esta resenha...

Em Entre 3 Mundos vemos o Brasil de uma forma totalmente diferente. Nosso país foi dividido em duas partes e na parte norte ficou o mundo sem magia e na sul, o mundo meio mágico. Há anos, esses mundos fizeram um acordo e delimitaram fronteiras entre eles, que de forma alguma poderiam ser atravessadas, até a chegada de Alisa, ou simplesmente Lisa - já que ela detesta seu nome. Lisa é uma jovem até então nascida no mundo normal, mas que possuí poderes e por isso, aos sete anos é reportada pela diretora de uma das escolas do mundo meio-mágico para se juntar a eles. Com muito pesar, os pais a deixam ir e a partir de então, nossa mocinha começa viver entre dois mundos.

No Colégio Ruit, lugar onde Lisa reside desde sua vinda para o mundo meio-mágico, ela vive em meio a magia e a pessoas maravilhosas como Nina, Marco, Sol e seu melhor amigo maravilhoso e apaixonante, Dan. O grupo acaba de chegar ao 1º ano do Ensino Médio e com isso, muita coisa mudou em suas vidas. Finalmente eles terão contato com sua magia e descobrirão qual é o seu dom particular. E toda a cerimônia para receber os seus respectivos dons corre muito bem, até o momento em que Lisa é chamada e na sua caixa, onde deveria estar o livro da sua heroína e seu nome, aparece um livro rasgado e seu nome trocado.

''Desde os seis anos, aprendi a me dividir entre os dois mundos e me via como uma espécie de intrusa em ambos.''

Sem saber o que aconteceu, a diretora Amélia coloca toda escola em busca de uma explicação para o caso de Lisa, e ela ainda recebe uma ajudinha extra de seus amigos. Entre a procura de uma explicação para tal acontecimento, o grupo acaba adentrando em um mundo mágico, quando Dan descobre o livro de uma heroína que a tem a história parecida com a da amiga. Então, eles descobrem o mundo mágico.

O mundo mágico é um lugar maravilhoso e incrível, e nele a galerinha passa por muitas aventuras em busca do que Lisa é e do seu sentido de vida. Claro que entre essa incansável busca eles se metem em confusões, mas elas só servem para nos mostrar como amizade é algo importante, e para shippar ainda mais Lisa e Dan!

''Nós devemos dominar a magia e não ela nos dominar. Inteligência é poder, se tu utilizas tuas habilidades mágicas para fazer tua tarefa, eventualmente tu não saberás mais fazê-la, daí teu dom se torna superior a ti, como se ele pudesse mais do que tu podes.''

Lembro que quando a D'Plácido me enviou um pacote cheio de livros eu não acreditei! Foi a primeira editora que me enviou livros e este dia ficará para sempre guardado na minha memória. Na animação do momento, folheei todos e me detive com Entre 3 Mundos. Maria, minha prima, pegou o livro e disse que queria muito ler, pois a sinopse era incrível. Quando fomos ler sobre a autora, ela disse ''Olha, Juju, ela parece você, tem o cabelo igual ao seu e gosta de batom vermelho''. Eu sorri com o comentário. Na escola, quando viram o livro e consequentemente também viram De Olhos Fechados, disseram a mesma coisa e mais uma vez eu sorri. Sem nem mesmo ter começado ambas as leituras, já tinha um carinho especial pelos livros e por aquela autora que era ''a minha cara'', como diziam.

E olha, hoje eu digo que é a maior honra ser pelo menos um pouquinho parecida em relação aos cachos de uma grande escritora. Lavínia é sensacional de tantas formas que nem explicar. Sua escrita é comovente e nos faz querer cada vez mais, assim, me fazendo dormir as três manhã, afinal ''só mais um capítulo, pois preciso saber o que vai acontecer com a Lisa mais na frente'' ou ''só mais um capítulo, vai que no próximo Lisa descobre que ama Dan também'', e de só mais um capítulo em só mais um capítulo virei a noite lendo o livro.

Quando cheguei nos agradecimentos finais, meu pequeno coração se apertou com tanto amor que ela dedicou em forma de palavras a pessoas importantes para a criação desta maravilhosa trama e meus olhos se encheram de lágrimas ao pensar ''Se um dia eu conseguir chegar lá, quero ser como Lavínia''. Por isso, muito obrigada por ser tão maravilhosa e por ter deixado que todas essas histórias saíssem da sua cabeça e viessem parar aqui, no meu quarto, no interior do Rio, tão longe de você, mas que me possibilitou sentir-se bem pertinho do seu coração!

2 comentários:

  1. Ai, essa resenha tá tão linda, que se pudesse ficaria lendo e relendo o dia inteiro! Estou muito feliz por cada palavra que você escreveu, obrigada por tanto carinho, sua linda! Agora é ler a continuação "Entre 3 segredos"! hahaha <3 <3 Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. quero tanto esse livro :33
    logo quando ouvi falar sobre ele, fiquei louca porque a história parece ser muito boa, ainda é br e se passa no br <333 a cada resenha fico com mais vontade de ler! a tua me deu mais vontade ainda :)
    beijo no coração

    ResponderExcluir