Título: Confusões de Um Garoto
Autor(a): Patrícia Barboza
Editora: D'Plácido
Páginas: 164
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Onde Comprar: Submarino, Livraria Travessa e Americanas
Sinopse: Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca... Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele? E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela? Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos.
''Então vesti o uniforme e fui para a cozinha tomar café. E ali estavam as minhas irmãs, já mais do que acordadas. Estavam elétricas. Nunca vi tanta alegria num primeiro dia de aula. As férias estavam tão boas...''
Em Confusões de um Garoto conhecemos Zeca, um garoto que vê sua vida completamente mudada após a chegada da famosa puberdade e o início do 9º ano. Nos últimos três meses de férias, ele teve muito tempo para refletir, para crescer, para ver espinhas nascerem por todo seu corpo e para se desenvolver. E isso o assusta. Fora esses problemas, ainda tem sua melhor amiga, Júlia, que começa a desperta um novo sentimento dentro dele e isso o assusta. Tem suas irmãs, que são uma graça, mas que na concepção de Zeca são duas tagarelas idênticas - elas são gêmeas! Ainda tem a separação de seus pais que até hoje é repassada na cabeça do nosso protagonista e que ele não entende, pois tem certeza que eles ainda se amam.
No geral, Zeca é apenas mais um menino que com o passar dos anos tem a cabeça tomada por inúmeros questionamentos e inseguranças, e que tenta viver e aprender no meio disso tudo. O que diferencia este livro dos demais é simplesmente o fato de que ele é narrado pelo próprio Zeca, ou seja, temos uma ideia do que é ser um menino e vivenciar os mesmos problemas, que nós, meninas, vivenciamos nesta época da vida.
Pelo o livro ser fininho, não posso falar muito, afinal, não posso enche-los de spoiler, mas garanto que vocês não irão se arrepender! A leitura é gostosinha e rápida, e quando você vai ver já acabou. O que me fez lembrar A Consultura Teen que também é outro sucesso e amor de livro da Patrícia Barboza. Essa escritora tem um jeitinho só dela de escrever que faz com a história flua rapidamente e quando chegamos ao final, sempre queremos mais!
“ – Ai, pai! – Eu queria me esconder embaixo da mesa – Que mico.– Mico por quê? – Ele riu. – Garotos se apaixonam.– Que cilada! Apaixonado pela melhor amiga. Tem coisa mais clichê? Não existe tema mais batido que esse em novela e filmes. Só que agora eu sou o protagonista.”
E o que falar sobre ter uma personagem com o meu nome? Alegria define e muito amor também! Quem me conhece bem sabe que se tem uma coisa que eu amo é quando encontro algo que tenha as cinco letrinhas que compõe meu nome e quando vi, que logo a grande paixão do Zeca se chamava Júlia, meu coração não se aguentou de alegria!
Fora isso, o livro também trata sobre um assunto super importante que ao meu ver, precisa ser tratado em todas as escolas, mas que quase não vemos falarem sobre isso... o cyberbullyng! No livro, algum aluno cria uma página na internet para denegrir a imagem de outros alunos da escola e isso dá um grande problema. O assunto foi abordado de uma forma leve e desconstruída, e nos mostra que tem como acabar com este grande problema sim!
O final é esperado e fofo ao mesmo tempo. Dá um ar de esperança a nossos coraçãozinhos que anseiam por histórias de amor e por viver aquele amor gostoso da adolescência. E ainda dá uma vontade de ''quero mais!'', afinal, o 9º ano é um ano cheio de descobertas, mas todos sabemos que o Ensino Médio nos guarda muito mais histórias - fica aqui o pedido por uma continuação!



Não conheço nem o livro nem a autora, mas parece ser bem legal o livro!
ResponderExcluirBeijinhos!
http://estante-imaginaria.blogspot.com.br/
Nossa eu amo esse tipo de livro que fala sobre adolescentes! Parece ser bem legal esse livro, pena que aqui na minha cidade não tem livraria ): mas se tiver pela internet acho que vou comprar!
ResponderExcluirBoas de Papo
Não conheço esse livro, mas já smei a capa rs
ResponderExcluirAdoro um tênis S2
Beijos,
http://www.fabulonica.com/
Primeiro de tudo : ACHEI SEU BLOG MUITO LINDO !!!
ResponderExcluirHAHAHAHAHAH
Ainda não conhecia esse livro e gostei bastante da resenha que você fez dele !
Parece ser um livro ótimo e já vou até anotar o nome para ler depois haahahha
beijoss
isa
wonderbookss.blogspot.com.br