Título: De Olhos Fechados
Autor(a): Lavínia Rocha
Editora: D'Plácido
Páginas: 253
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Onde Comprar: Estante Virtual, Livraria D'Plácido, Saraiva
Sinopse: ''Ignorar é a solução'' foi o que pensou Cecília quando alguns papéis beges começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse. a casa vez que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menor estranho se Cecília não fosse cega desde o dia em que nasceu. Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago - o garoto novo da escola - começa a balançar seu coração e a fazer com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza. Entre os desafios do dia a dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belorizontinos, e ela não vai descansar até descobrir - e entender - um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.
"Às vezes as pessoas pensam que só têm a visão, mas e os outros sentidos? E também eu não gosto que pensem que não sou capaz de fazer as coisas. Eu só tenho um jeito diferente para fazê-las do que a maioria..."
De Olhos Fechados é um livro que ficará para sempre guardado na minha memória, primeiro, por ter sido parte da cortesia que recebi da Editora D'Plácido e depois, porque essa história realmente superou todas as minhas expectativas.
A trama conta a história de Ceci, uma jovem que poderia ser como outra qualquer se não fosse pelo passado histórico de sua família - falaremos sobre isso mais tarde. Ceci é cega desde quando nasceu, mas isso não a impede de viver, pelo contrário, faz com que ela viva ainda mais que os outros. Você nota que Ceci tem algo especial desde as primeiras páginas e confirma isso quando ela consegue reconhecer as pessoas apenas pelo cheiro, ou quando sente o gosto das cores - eu amei isso. Sem contar que a personalidade da nossa menina é digna de ''UAAAU''! Ceci é forte e totalmente independente, odeia química(como eu, haha), e é tão doce quanto um brigadeiro.
"Uma vez aprendi que um pedido de desculpas não precisava vir em palavras; as vezes vinha em alguma atitude."
Nossa mocinha sempre vai para a escola de ônibus, e acaba ''conhecendo'' um carinha de nome Tiago em uma dessas idas e vindas. E tem uma grande surpresa quando ele adentra sua sala de aula como aluno novo e é escolhido para ser sua dupla durante o resto do ano nas aulas de química. No começo, a conversa entre eles é meio difícil graças ao gênio da mocinha, mas Tiago se mostra um fofo e só dá bobeira quando escreve um bilhetinho para ela e Ceci diz que não pode ler pois é cega - nosso mocinho não sabia, poxa!
Deste dia em diante - e depois das diversas investidas de Tiago -, eles acabam tornando-se amigos e logo após, namorados inseparáveis. Sabe aqueles casais que dá vontade de apertar até não dar mais? São nossos pombinhos. Você se diverte e se apaixona diversas vezes ao longo do livro com esse casal.
"Minha mãe tinha razão, estávamos em uma guerra. Escondida e silenciosa que ficaria bem longe dos livros da história, mas, ainda assim, cheia de conflitos."
Mas como nem tudo nesta vida são flores, Ceci possuí um segredo de anos da sua família que vai se desenrolando ao longo das duzentas e cinquenta e três páginas. E este é um dos melhores pontos da trama! Não, eu não vou contar o que é por causa do spoiler, mas saibam que é um máximo e que envolve BH, História(<3) e coisas mágicas! Na minha opinião, a Lavínia arrebentou na trama!
E por falar na escritora, que amor de pessoa, viu? Estou encantada pela forma doce que ela escreve e por todo amor que transmite através das palavras. Sem contar que a mesma sempre está ali para dar atenção para os seus leitores! E ela é linda, muito linda!
''E que tal se você mostrasse para um novato perdido o que tem de bom nessa escola? Além de você, é claro...''
Fiquei encantada com o livro, com a desenvoltura da história e tenho a certeza de que ele ficará para sempre marcado em minha memória por ter o primeiro livro que li onde retrata a vida de uma deficiente visual, por causa do enredo e pela história que o trouxe até as minhas mãos!



Ei, linda! Estou muito feliz por saber que gostou do meu xodozinho da capa verde hahaha. Falar bem dos meus livros pra mim é como elogiar um filho pra uma mãe, fico toda boba! Espero que você possa ler meus outros livros também (e que goste! haha)
ResponderExcluirBeijão!
PS: Comecei a navegar pelo seu blog e me chamou a atenção o fato de ter categorias sobre "desconstrução" e "feminismo". Aí quando vi que você é novinha, abri um sorriso ainda maior! Sério, que lindeza, que orgulho! Espero que você espalhe a nossa luta pelo mundo com esse blog lindo! <3
Que alegria é vê-la aqui, Lavínia!! Fico muito feliz em saber que você gostou da resenha! E pode deixar que tenho mais um livro seu na lista, haha!
ExcluirE fico mais feliz ainda em saber que deu uma voltinha pelo blog e achou essas categorias que são meus xodós! Acho que nunca é cedo demais para começarmos uma revolução dentro de nós mesmas e a grande alegria da minha vida é ver a importância de tais movimentos como o feminismo.
Um grande beijo,
Julia.