Meu grande sonho nesta vida é ser escritora e digamos que este sonho está uns passos adiantados - graças a Deus -, mas como é preciso ter uma faculdade, acabei optando por jornalismo. Sou muito comunicativa e adoro saber um pouquinho sobre tudo, sem contar que vejo no jornalismo um clima de mudanças a cada instante, já que a cada segundo acontece algo diferente ao redor do globo.
Neste ano, não sei o que aconteceu e não me recordo muito bem do momento exato, só sei que acordei em um belo dia decidida de que queria fazer história. Falando isso, me recordo de quando o meu professor de sociologia do ano passado, Bruno, disse que até o final do ensino médio mudaríamos muito de opções e eu ria, falando que nada me faria optar por outra coisa que não fosse o jornalismo. E olha só que ironia, eu, que bati o pé, mudei de curso.
Eu optei por história por desde pequena ser encantada pela matéria, ser apaixonada por tudo que envolve este mundo da história, para ser mais exata, por ser encantada por tudo que envolve o mundo, porque o mundo é história. Lembro que na minha primeira aula de história do sexto ano, o professor disse a seguinte frase: ''A história é o estudo do passado para entender o presente.'', e esta ficou na minha cabeça até os dias de hoje.
Mas o que eu quero fazer dentro da história é o objetivo principal deste texto. Bem, eu quero ser professora. Isso mesmo que vocês leram, eu quero ser professora.
No sétimo ano, meu professor de geografia passou o filme ''Escritores da Liberdade'' e conseguiu prender a atenção de quase trinta alunos que de alguma forma se identificaram com alguma história retratada do filme. Me recordo de sair da sala maravilhada pela história e principalmente, por saber que era baseado em fatos reais. Esse ano, minha professora de sociologia passou o mesmo filme e dessa vez, com uma perspectiva totalmente diferente, me vi como a professora Erin, vi meu futuro nesta mulher.
Quando digo que quero ser professora, me chamam de louca e riem, falam que se a educação está deste jeito hoje, imagina quando ''chegar a minha vez''. No começo, eu concordava com esses pensamentos, mas ao longo do tempo vi que se eu der tudo de mim e exercer essa profissão por amor, como a professora Erin pode - e vai - dar certo!
Sabem aquela famosa frase de Madre Teresa de Calcutá em que diz ''O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.''? Acredito muito nela e sempre quis ser essa gota no oceano. Eu sempre quis ser alguém na vida de alguém, sempre quis que um gesto meu fizesse uma grande diferença para alguém e que se lembrassem dele para a vida toda. E vi no exercício da profissão de professor a minha chance de ser uma gota no oceano para alguém, assim como muitos dos meus professores foram - e ainda são - a minha gota.
Ser professor hoje em dia não é nada fácil. Converso diariamente com os meus que reclamam da falta de disciplina dos alunos, dos baixos salários, da falta de interesse e etc. Mas ao mesmo tempo, são apaixonados pelo o que fazem, dão seu sangue e alma para aquilo através da busca por novos métodos de ensino, por trabalhos que seja do gosto de todos, por dinâmicas, entre tantas outras coisas. E isso me encanta, me encanta ao ponto de querer fazer o mesmo, de querer ir pra frente da sala e dar aquela aula que ficará marcada para sempre na mente - e no coração - de muitos.
Quando eu penso no meu futuro, me imagino em frente a uma sala de aula repleta de alunos usando gírias enquanto explico a Revolução Francesa, fazendo piadas sobre Popo(Napoleão Bonaparte), e até mesmo usando as minhas cantadas históricas para falar sobre Incas, Astecas e Maias.
Eu quero ser aquela professora que vai além da sala, que leva os alunos para o mundo, cria projetos e no final, consegue encantar a grande maioria. Quero ser a ponte deles para o que há lá fora, ponte para o conhecimento, ponte para a vida. Quero ser aquela professora que é mais do que educadora, que é amiga, conselheira. Tudo o que digo pode parecer loucura, e até mesmo besteira, mas é a mais pura verdade.
Eu optei pela história e a sala de aula me encantou de alguma forma, assim, escolhendo-me para um futuro que está cada vez mais próximo. E sim, eu sei que vai ser difícil, terá momentos em que vou querer desistir, mas vale a pena. Vale a pena ser essa ponte para a educação de alguém, assim como os meus professores são para mim. Vale a pena todo esforço para no final, ser reconhecida nem que seja por um aluno por ter feito a diferença em sua vida.
Termino este post dizendo que por mais difícil que possa parecer, vale a pena ir atrás do que você quer. E agradecendo a todos meus professores que me trouxeram até o dia de hoje, e que me encantaram ao longo desses 16 anos dentro de uma sala de aula. Vocês merecem todo amor do mundo!







Sou prof e isso é uma das coisas de que mais me orgulho na vida. Quando meus alunos perguntavam em tom de deboche, eu dizia que estava ali porque era onde eu achava que era necessária. E onde achava que era necessário. É, sim, UMA OPÇÃO, não sou frustrada, muito pelo contrário! Precisamos de gente assim, sabe, pra nos unir enquanto classe trabalhadora e lutar por melhores condições! *-*
ResponderExcluirMuito sucesso! Não tem nada melhor do que você conseguir, no meu caso (português e literatura), fazer um aluno se empolgar com algo que ele mesmo escreveu ou dizer que ele começou a gostar de ler depois que te conheceu <3.
Não sabe a alegria que meu coração se encontra se encontra ao ler isso! Muito obrigada pelo apoio e força. E fico muito feliz por você, ainda mais por lecionar uma das melhores disciplinas que é a literatura! Um grande beijo!
ExcluirQue linda! Eu te entendo, já pensei em ser mil coisas, mas nunca estava satisfeita com o que "escolhia", sempre tinha algo que me desagradava. Mas ainda assim, eu teimava. Até que um dia, no 2º ano, assisti uma palestra que o tema não tinha nada a ver com profissão, era sobre a importância da literatura e me fez abrir os olhos para o que eu realmente queria. Também não sei como, mas ali eu tive a certeza de que seria professora, mas de crianças. Optei por pedagogia por ser apaixonada na delicadeza, espontaneidade e inocência das crianças. Hoje, contar histórias, ensinar as letras e formar meus alunos através de brincadeiras é meu maior sonho. <3
ResponderExcluirwww.no-meu-jardim.blogspot.com.br
Dressa, meu coração se enche de alegria a cada vez que você passa por aqui. Nossa caminhada será difícil, mas sei que no final, será linda. E tenho a certeza que com seu carinho e doçura encantará muitos coraçãozinhos inocentes por aí! Um grande beijo!
ExcluirQue lindo. Eu até hoje nunca fiz faculdade porque sou indecisa, sempre to querendo algo diferente, mas que bom que você se encontrou, você será uma ótima professora. Quem sabe no futuro você pode até ser professora dos meu filhos né? Eu ficaria muito honrada.
ResponderExcluirBeijos:*
Ai que coisa linda, haha! E relaxa que em breve você se encontra, Dani.
ExcluirBeijinhos!
MEU DEEEEUS ME ABRAÇA, tô até com vontade de chorar hahahaha. Eu comecei o ano falando que iria fazer jornalismo, que tinha certeza e etc. Até que, percebi que não era bem assim. Sempre gostei muito de filosofia por conta de um livro que li e me fez perceber que as pessoas ao meu redor não tinha a menor noção do que era a filosofia. Eu nunca tive um professor desses. O estopim foi que assisti uma palestra de jornalismo na PUC e não fez meu olhinho brilhar em nenhum aspecto, e sai da de filosofia chorando horrores. Vou assistir escritores da liberdade e depois venho aqui falar mais um pouquinho com você hahahah
ResponderExcluirwww.polycardinot.blogspot.com
Ai que coisa mais linda, Poly! Filosofia é tão linda que nem sei dizer! Espero que dê tudo certo pra você.
ExcluirUm grande beijo!
ah Julia que bacana fiquei extremamente encantada com seu belo post,sabe que é uma profissão cheia de desafios,ainda mais nos dias atuais,onde o bom é desvalorizado e o ruim é sempre corrupto e por isso lucra,mas tudo que fazemos com amor e determinação dá certo!siga firme nas suas metas e alcance todos os seus sonhos,orgulho e torcida por você!!!
ResponderExcluirQue comentário mais lindo, Verinha. Muito obrigada, viu? Espero mesmo que dê tudo certo.
ExcluirUm grande beijo!
ironias da vida! eu queria fazer jornalismo também eu não conseguia me futuramente se não fosse nessa área, meus prof diziam a mesma coisa e olha só mudei pra Biomedicina, hahah. amei d+ o seu texto, espero que seja uma ótima professora, e quando você estiver formada, espero que tenha melhorado, essa nossa situação aqui no brasil com os professores esteja resolvido.
ResponderExcluirEita, que mudança, hahah!! Espero que nossa situação melhore mesmo e que quando chegue a minha vez, eu não esteja trabalhando de graça, rs. Boa sorte com biomedicina!
ExcluirBeijos!
Já assisti o filme que você citou no texto e me lembro que achei ele incrível e inspirador!
ResponderExcluirFico feliz que você tenha eco gado um curso com o qual se identifique e estou mandado várias energias positivas para que você consiga realizar todos os seus sonhos <3.
Eu continuo aqui sonhando com o jornalismo, hehe.
Beijos.
Muito obrigada pelo incentivo, moça bonita! Espero que dê tudo certo para você em jornalismo!
ExcluirUm grande beijo! :)
nossa, amei, não desiste do seu sonho, se você quer ser mesmo professora, vai em frente, a vida é feita para viver não é mesmo? ameii seu texto e seu layout <3
ResponderExcluirBeijos Moda Teen
Ai que lindeza!!! Muito obrigada, mocinha!!!
ExcluirMil beijos pra ti!
Nossa, esse seu texto me tocou e me emocionou de uma forma tão grande !!
ResponderExcluirEu agradeço a Deus pelos professores que passaram pela minha vida, cada um deles ajudaram de alguma forma a criar a pessoa que eu sou hoje, e acredito que você será assim com os seus futuros alunos, espero de coração que sua caminhada seja linda e muita sorte pra você !!
Ps: Amei seu layout
Jana, meu amor, que comentário mais lindo!! Espero tocar meus futuros alunos assim como você foi tocada pelos seus professores.
ExcluirUm beijão!
Que lindo! O mundo precisa (e eu confio que existem) de pessoas como você. Realmente, já vi muita gente ter convicção de que seguiria tal carreira e depois... Acho que, como você disse, é algo maior do que escolher por escolher. Você sente que quer fazer a diferença para alguém, e isso é o mais importante.
ResponderExcluirAinda não sei o que quero fazer (porém, ainda tenho três anos pra escolher rs), mas espero que aconteça o mesmo que aconteceu com você. Acordar com certeza do que fazer, gostando de verdade daquilo.
Enfim, espero que você seja uma professora muito feliz *--*
Beijos!
Coisinhas Aleatórias
Ai que coisa mais linda, moça! Desejo de todo meu coração que você se encontre durante esses três anos e que sua vida seja repleta de alegrias!
ExcluirUm beijão!
Parabéns pela escolha, realmente não é facil ser professora nos dias de hoje. Os alunos são muito sem limites, mas professor é fundamental na vida de qualquer ser humano. É realmente uma base para conhecer o mundo.
ResponderExcluirPois então, Flavi, eu quero ser essa base na vida dessas crianças e espero de todo coração conseguir cumprir com isso.
ExcluirUm grande beijo!!
Julia, que coisa mais linda! Se isso é o que você quer, ser professora, segue em frente, vai mesmo sabe, caí de cara, que no balanço dessa rede você vai se ajeitando! Os professores são maravilhosos, por mais que hoje em dia algumas pessoas não valorizem a importância, são eles que constroem nosso futuro. E como você falou, seja uma professora amiga, conselheira, que esteja sempre ali ao lado dos alunos, mude esse rumo de que professor tem que ser: turrão, chato, ignorante. Segue seu caminho, viu? E se tudo der certo, você vai ser uma excelente professora! Ok Prof. Julia Melo?
ResponderExcluir<3
Ai que comentário mais lindo, estou encantada!!! Muito obrigada pelo apoio e pelas belas palavras!!
ExcluirUm grande beijo!
Que decisão linda Ju! Eu queria ser professora do maternal, ficar lá com as crianças lindas. Mas mudei de ideia e to fazendo arquitetura!
ResponderExcluirBeijos,
www.hitsdomomento.com
Ai Clara, crianças são só amor, não é mesmo? haha
ExcluirBoa sorte com arquitetura que eu sei que é tão linda quanto dar aula!!
Beijão!
Hoje em dia ser professor requer muita coragem e muito amor. Parabéns pela sua determinação. Na minha época de colégio só uma professora que fez a gente pensar sobre nossas vidas e o jeito que ela nos ensinava era fantástico. Espero que você seja uma excelente professora <3
ResponderExcluirEu já assisti esse filme, e sim é muito lindo e eu como sou uma manteiga derretida chorei hahaha,
Enfim, boa sorte, mandarei energias boas pra você <3
Dê, que comentário mais ''linderrímo''. Obrigada pela motivação e espero ter um pouquinho da garra dessa sua prof!!
ExcluirBeijão!
Sempre achei que ser professor é uma das profissões mais importantes no mundo, me entristece ver como nós desmerecemos e diminuímos a profissão que dá origem a todas as outras. Sem alguém para nos ensinar pense como seria o mundo! Admiro que mesmo com tantos contras você ainda assim veja esperança na profissão! Parabéns e boa sorte<3
ResponderExcluirAmo seu blog e adoro a sua simplicidade e como tudo o que faz visa mesmo que inconsciente as pessoas.
Ai Thay, você é minha paixão nessa blogosfera!! Obrigada por todos os comentários de amor e incentivo. Um grande beijo!!
ExcluirAi que liiiindo! Parabéns pela escolha é uma linda profissão! <3 Por mais que não seja tão fácil exercer essa profissão aqui no Brasil pela desvalorização da profissão, mas deve ser muito gratificante. PARABÉNS! <3
ResponderExcluirObrigada, moça, muito obrigada mesmo!!!
ExcluirUm grande beijo!
Sou formada em História e tem sido uma ótima experiência !!!
ResponderExcluirDesejo muita sorte para você. Não é fácil, mas tudo que fazemos
com amor a recompensa é muito grande !!! super bjooo
http://lorenacaribe.blogspot.com.br/
Uaaau, temos uma historiadora aqui, haha!!
ExcluirMuito obrigada, viu? Tenho a certeza que não vou me decepcionar com esse curso!!
Beijão!
Que lindo, seja então! Professora é uma profissão muito honrada! Por mais gente assim como vc nas salas. Beijos!
ResponderExcluirObrigada, Polly, de coração!
ExcluirUm grande beijo!
Júlia você me representou com tudo que escreveu. Meu sonho é ser professora de Portugues e inglês, mas todo mundo fica me desmotivando por causa do salario ou por causa do mal comportamento dos alunos, mas eu quero ser assim como você, uma professora legal que interage com os alunos, que brinca, se diverte mas que também ensina o que eles tanto vão precisar no futuro. Eu acho que todas as profissões tem seus altos e baixos, o que adianta você fazer o curso que vai te remunerar mais se toda a segunda feira você reclama que tem que trabalhar? Prefiro fazer o que eu gosto e chegar onde eu quero que é ser professora de Universidade.
ResponderExcluir