
Quem é vivo sempre aparece não é mesmo? Começo esse post pedindo desculpa pela minha ausência. Acontece que os estudos estão me consumindo, quando dá aquela folga eu vou ver House e depois dar mais uma revisada na matéria e quando vejo já é quase meia noite. Peço desculpas a vocês e a Ju, que desde o começo foi compreensiva com minha ausência e me deu toda liberdade possível, enfim, vamos ao assunto do post!
Em um desses dias ensolarados me dei conta que as matérias menos "valorizadas" pelos alunos nas escolas são as mais importantes. Estou falando de filosofia e sociologia. Eu nunca dei muita atenção a essas aulas, confesso. Sempre foi o momento do meu cochilar de olhos abertos, de pensar no que tinha que fazer quando chegar em casa, nas minhas séries, enfim, pensava em tudo de menos no que estava acontecendo na aula. Esse ano, nas férias eu li o livro "O Mundo De Sofia", não vou passar nome de autor nem número de páginas e muito menos editora, não sou wiki não!
Esse livro me fez ter uma nova ideia sobre tudo! Conhecer as ideias dos filósofos, seus conceitos e crenças foi como ter uma página em branco e poder colori-la com uma caixa de lápis de cor nova, é o poder de colorir tudo, mixar todas as cores pra ficar algo dinâmico e nada convencional.
Resumindo MUITO a história maravilhosa desse livro conta mais ou menos de uma garota de 15 anos que começa a receber um curso de filosofia por cartas. Cada carta conta um pouco de como surgiu e desenvolveu a filosofia e os filósofos e os métodos. A linguagem não é entediante igual a do seu livro didático escolar e os exemplos pra entendermos sobre o filósofo é maravilhoso (pra quem já leu: quer exemplo melhor que o coelho?).
Depois desse resumo super resumido, volto ao assunto principal do post: precisamos falar de filosofia!
Precisamos muito da filosofia nesse momento político que estamos vivendo, precisamos da filosofia pra lidarmos com os problemas da vida, precisamos de filosofia pra tudo!
Entender os pensamentos dos principais filósofos, como eles mudaram o que estava ao seu redor e tiveram tantos seguidores, gente, é a melhor coisa!
Precisamos parar de achar que filosofia é "Penso, logo existo!" ou "Só sei que nada sei!". Aliás, sabia que Sócrates veio com essa frase por causa de seu amigo que consultou o Oráculo de Delfos? Você que sai por ai falando isso, achando que Sócrates que elaborou a frase, vamos nos informar melhor!
Voltando ainda a um dos primeiros parágrafos do texto, devo admitir que só conclui a importância da filosofia quando encontrei um amigo meu e durante a conversa ele me vem com essa:
(amigo): "Estava estudando física hoje"(eu): "Legal, estudando o quê?"(amigo): "Umas coisas bem complicadas, envolve tetra"(eu): "Tetra? O que é isso?"(amigo): "Me recuso a continuar a conversa com alguém que não sabe o que é tetra!"
E a conversa realmente acabou porque ele não pode admitir conversar com alguém que não sabe o que é tetra. E a partir desse diálogo muito produtivo concluí que quando conhecemos alguém não perguntamos a pessoa se ela sabe o que é tetra, a gente pergunta sobre seus gostos, no que acredita, em o que ela acha sobre determinado assunto, estamos interessamos no caráter, personalidade e ética da pessoa e não na porcaria do tetra!
Entendeu agora por que a filosofia é tão importante? A filosofia abrange caráter, personalidade e principalmente ética. Nós somos um livro cheio de idéias com pessoas que querem ler sobre a gente, decifrar o que está escrito nas entre linhas, entender a ilustração da capa, ai eu te pergunto: para interpretação do livro você recorre ao tetra ou a filosofia?
O.B.S.: Não sei se o nome é tetra mesmo, ou teta, treta ou tretra. Nunca disse que era boa em física ou em memorizar nomes, é isso, tchau.


Nossa, Ju, adorei! Fiquei intrigada com o título haha
ResponderExcluirSó fui ter filosofia pra valer na faculdade. Antes, meu professor do colegial passava vídeos sobre mensagens subliminares, iluminati (?) e coisas do tipo, acredita?
Nunca fui muito fã, porque acho alguns conceitos bem complexos, mas tenho que concordar que filosofia, na verdade, está em muitas coisas do dia a dia e é uma ótima maneira de nos ajudar a pensar sobre determinados assuntos.
Agora, sociologia é meu amor! Ai que matéria mais deliciosa de estudar <3
Na verdade não é a Ju que escreveu, foi a Maria Julia ou Maju hahaha. Eu sou apaixonada por filosofia e sociologia, você tem razão: é muito gostoso estudar essas matérias! Espero que tenha gostado do post!! Beijo!!
ResponderExcluirGente, eu sou apaixonada por filosofia, sociologia e história, sempre fui uma das únicas alunas que prestava atenção na aula, O mundo de Sofia meu professor leu na sala de aula alguns capitulos, eu amava, como ficou interminado eu sempre quis continuar lendo, esse ano se tudo der certo eu retomo a leitura <3
ResponderExcluirhttp://www.pinkisnotrose.com/
Você tem que terminar de ler!! Tr garanto que irá se surpreender com a história. Também sou apaixonada nessas matérias!
ResponderExcluirAhhh seu blog é lindo!!