Instagram

20/10/2015

Resenha: Um Ano Inesquecível

Livro: Um Ano Inesquecível
Autor(a): Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Editora Gutenberg
Páginas: 397
Onde encontrar: SaraivaGrupo AutênticaSubmarino.
Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na juventude: os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca nos deixam.
Neste livro inesquecível você irá acompanhar uma viagem de inverno, um outono decisivo, uma paixão que nasce junto com a primavera e um intenso amor de verão. Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças nos levam através de quatro estações do ano e de quatro histórias que serão lembradas por um vida inteira.


Encerrei o livro nesta madrugada e estou até agora sem palavras para descrever todo amor que senti através da leitura deste livro. É impossível não querer um Ben para você, não sonhar com um João Paulo cantando Anna Julia(mesmo que você não se chame Anna Julia), não querer um Davi para uma ajuda em matemática e não desejar um Guima para passar muito mais que um carnaval.

Neste livro encontramos 4 contos cada um vivido em uma estação do ano com uma história diferente, com acontecimentos diferentes e personagens muito distintos, mas que o fazem devorar cada página e ao mesmo tempo em que fica feliz por começar um novo conto, fica triste por ter chegado ao fim de um.

 Enquanto A Neve Cair - Paula Pimenta
 Quando eu comecei o livro, minha prima, que havia lido o livro primeiro(até porque o livro é dela) me disse que eu me apaixonaria pelo conto da Paula e que era seu favorito. Confesso que de início não gostei muito, mas logo que a Mabel, nossa menina de 14 anos, quase 15, chegou ao Chile e o senhor Benjamin apareceu na história não larguei mais este precioso livro. A Paula sempre foi uma inspiração e "vê-la'' em uma nova história que não era sobre a Fani ou a Priscila foi maravilhoso. Só me apaixonei ainda mais por essa mineira!
Neste conto conhecemos a Mabel e vemos a história de quando ela conhece o seu doce, e maravilhoso, e encantador, e todas adjetivos que existam no mundo para caracterizar um garoto simplesmente surpreendente, Benjamin. Eles se conhecem em uma viagem, na qual Mabel é obrigada a fazer para o Chile com seus pais e seu irmãozinho. No começo, Mabel reluta para não ir e luta para ir embora quando chegam ao local, já que ela queria mesmo era estar no sítio com suas amigas e sua paixãozinha que se chama Igor(a definição de babaca). E com isso, inicia a história da nossa menininha, que sofre diversas transformações ao longo da trama e mostra o quanto é maravilhosa! 

O som dos sentimentos- Babi Dewet 
Eu nunca havia lido nada da Babi, mas depois deste conto eu só tenho uma coisa a dizer: Preciso comprar urgentemente ''Sábado À Noite''! Babi me encantou do começo ao fim do seu conto e adquiriu um espaço no meu coração com a sua escrita doce e calma. O conto envolve muita música e isso me ''pegou de jeito'', sem contar que a nossa personagem principal se chama Anna Julia e é ''cantada'' com a clássica Anna Julia de uma das minhas bandas favoritas, sim, Los Hermanos, meu grande amor. Tem coisa melhor que isso? Tem sim, o João Paulo!
Neste conto conhecemos Anna Julia, que está cursando o último ano do ensino médio com provas finais, Enem, vestibulares e um estágio no escritório de advocacia de um amigo de seu pai. Anna pretende fazer direito, mas as vezes se sente pressionada demais pelo os pais por quererem tanto a filha exercendo tal profissão. Sua vida acaba por se tornar a vida comum de adolescente até o momento em que ela conhece João Paulo, o nosso Don Juan, que conquista o coração da nossa garota e vira sua vida de cabeça para baixo, mas de um jeito maravilhoso! Meu único arrependimento por ter lido este conto foi porquê cheguei ao final. 

A matemática das flores - Bruna Vieira
  Eu sou uma pessoa muito suspeita para falar da Bruna, afinal, é a minha escritora favorita, minha maior inspiração. E é incrível como a cada nova obra consegue aumentar minha admiração por ela. Me surpreendo cada vez mais com a minha ''mineirinha'' favorita. Me encho de orgulho a ler cada nova escrita dela e ver seu crescimento quanto escritora e interiormente também.
Neste conto conhecemos a Jasmin, sim, Jasmin igual o nome daquela flor, igual a Jasmin do Aladim. Essa foi a personagem com a qual eu mais me identifiquei por motivos de: ela tem muita dificuldade em matemática e está por um fio de ter que repetir logo o último ano do ensino médio devido a esta matéria(digamos que passo o mesmo com geometria neste momento). E por ironia do destino, ''arranja'' um professor que se chama Davi, que esta cursando engenharia e é louco por matemática, assim como é por música. Eles se conhecem de uma forma muito fofa que parece coisa de filme e quase não ficam juntos por um motivo ridículo, mas que no final acaba sendo uma pequena tempestade que atormentou o nosso casal. Eu só tenho uma coisa a dizer sobre esse conto: ''More than words is all I ever needed you to show then you wouldn't have to say that you love me cause I'd already know.''

Amor de carnaval - Thalita Rebouças
  Quando era pequena, ganhei um livro chamado ''Uma Fada Veio me Visitar'' de uma escritora chamada Thalita Rebouças, e esse foi o segundo livro que li na minha vida. Me recordo até hoje de me apaixonar por ela desde a primeira página, e cada vez mais através de cada livro desta escritora maravilhosa. E não foi diferente neste conto. Acho que não teria escritora melhor para escrever sobre o verão que não fosse a Thalita, afinal, verão é sinônimo de alegria e agitação, e a nossa autora é a alegria e agitação em pessoa.
Nesta história conhecemos a Inha(na verdade, a Flávia, mas você só vai saber o porquê de ''Inha'' se ler chegar até o final de Um Ano Inesquecível). Com a Inha vem a Kaká, a Tati, o Alex, o Wilsinho, a Keikei, o Paçoca e muitos outros personagens, masprincipalmente, o nosso príncipe encantado dos olhos verdes mais conhecido como Guima. Após o término de seu relacionamento com Alex, devido a traição do mesmo, Inha se encontra triste e sem motivação para encontrar um novo amor até que conhece Guima e sua história toma um novo rumo. E quando digo novo rumo, é novo mesmo. Com esse novo amor chegam muitos paparazzis, fotos, notícias na TV, internet graças a maldita da Carrie Catherine Shy Goldenblat, mas como no final o amor sempre vence, com esses nossos dois personagens não é diferente. E rola até pedido de casamento!


Eu só tenho que agradecer a pessoa que teve a ideia desse projeto maravilhoso que foi reunir estas autoras incríveis para escrever Um Ano Inesquecível. E parabenizar cada autora por cada conto surpreendente. Foi maravilhoso ver o ''final feliz'' de cada personagem, mas ao mesmo tempo muito triste por chegar ao fim. Mais uma vez essas escritoras que acompanho há tempos me encantaram e me deram uma nova inspiração que é a Babi. 


Com Um Ano Inesquecível eu aprendi que o frio pode esquentar muito bem o coração, que o cair das folhas no outono é como uma melodia, que com a primavera vem as flores para nos mostrar que um coração triste e magoado pode desabrochar assim como um lindo botão de uma flor e que até no carnaval, em pleno 40º graus é possível arrumar um amor para toda vida. E acima de tudo, me recordei que o amor vence todas as barreiras.

2 comentários:

  1. Ameei! Quero muito ler Um ano inesquecível, principalmente, por causa da Paula.
    universocliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso, não irá se arrepender! E o conto da Paula é encantador!

      Excluir