Instagram

14/11/2016

Resenha: 360 Dias de Sucesso, Thalita Rebouças

Título: 360 Dias de Sucesso
Autor(a): Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Páginas: 304
Classificação: ♥  ♥ ♥ 
Onde comprar: Saraiva e Submarino
Sinopse: Um grupo de amigos que só queriam levar um som e se divertir veem a vida virar de cabeça para baixo depois que publicam um vídeo na internet e se tornam sucesso imediato na rede. Retratando, com a sensibilidade e o bom humor de sempre, um fenômeno cada vez mais frequente em tempos de internet a fama instantânea e efêmera , Thalita Rebouças volta à literatura juvenil, depois de dois bem-sucedidos títulos infantis, em seu novo e aguardado romance, 360 dias de sucesso, o primeiro narrado por um protagonista masculino. Um livro divertido e emocionante sobre sonhos, ídolos, romance, amor não correspondido, traição, escolhas. E, claro, muita música.
''Quando me chamaram para escrever esse livro, pensei: não sou escritor, mas por que não contar como form os 360 dias mais intensos da minha vida?"
Gualter é o baterista da banda Pólvora e o nosso locutor nesse livro. Ele foi chamado por uma editora para contar a trajetória da banda nos 360 dias de sucesso que eles fizeram e falar sobre o fim. A banda que era composta por Pá, Pedro, Theo, Mari e Gualter foi mais uma dessas bandas adolescentes que estoura do nada e faz um grande sucesso, mas as vezes não vai pra frente e acaba chegando ao final.

A banda começou com Pedro e Theo, que são amigos desde infância e compartilham várias coisas, menos o apoio da família. Enquanto de um lado, Pedro tem todo o apoio de seus pais para ser o que quiser, Theo enfrenta o descontentamento e constante humilhações. Mas Paulão, pai de Pedro, vê futuro nos dois e resolve investir. Então nossos músicos saem em busca de mais integrantes para formar uma banda que vá além da Zona Norte do Rio de Janeiro. Assim eles conhecem Pá (baixista), Gualter (baterista) e Mari (tecladista e vocalista).

Cheios de talentos e um tanto perdidos em meio a adolescência, o quinteto passa por diversos altos e baixos, que os leva do auge da fama para o esquecimento do público.
"Nunca havia ponderado o quanto o fator sorte é realmente importante na carreira e na vida de qualquer pessoa."
Falar da Thalita sempre em faz voltar aos meus 10 anos, quando comecei a ler e ganhei de natal um exemplar de Uma Fada Veio Me Visitar. Daquele dia em diante me apaixonei por tudo que compõe essa escritora maravilhosa e claro, não dá pra falar dela sem falar de alegria! E só isso que me invadiu durante todo o livro: alegria.


360 Dias de Sucesso é uma história que escorre pelos seus dedos e quando você vai ver, já acabou e fica com aquele gostinho de ''quero mais''. Mas calma, você pode ter mais um pouquinho lendo o conto Fiquei Com Um Famoso, que é um conto sobre uma história que acontece dentro do livro(não posso contar qual história, porque afinal, sem spoilers!)


Os personagens são incríveis e encantadores. Até mesmo o Theo que é um chato na maior parte do tempo, acaba sendo um amor no final. Outro que desde o começo chamou minha atenção foi o Pá, o seu jeito engraçadão de ser me encantou do início ao fim, e apertou meu coração quando ele passou por uns problemas barra pesada durante a trama, mas que foram solucionados com a ajuda da melhor cantora desse mundo: a Mari! E que cantora! Mari é uma pessoa sem igual, aquele tipo de amiga que todo mundo quer ter - e como eu queria que ela existisse de verdade. Também tem o Pedro, que é um pouco ''maria vai com as outras'' e me irritou com suas atitudes. Mas no final, ele acaba crescendo - bem, eu espero. Por ter uma queda, calma, uma queda não, um precipício por bateristas, o meu favorito é o Gualter. Ele é doce, engraçado, bonito(na minha cabeça ele é um deus grego, rs), educado e compõe! Sim, ele compõe! E suas letras são lindas. Além disso tudo, ele me lembrou uma banda que conheci há uns anos atrás e me encantei logo de cara chamada Valley e fez meu coração se apertar de saudade, porque a banda acabou chegando ao final(assim como a Pólvora), mas o amor pelos meninos continuou! 

Esse foi um dos melhores livros que já li porque envolve toda a alegria que é sinônimo de Thalita, música e ainda me preencheu de nostalgia. Fora a vontade de que a Pólvora existisse mesmo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário