Instagram

09/04/2016

Resenha: A Lista Negra, Jennifer Brown

Título: A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Classificação: ♥  ♥ ♥  
Onde comprar: Saraiva e Submarino
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
''Era bom fazer parte de um "nós",  com os mesmo pensamentos, os mesmo sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade desse "nós" tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro. percebi que não sabia como me tornar eu mesma de novo."
A Trama: Valerie é uma menina que está cursando o ensino médio no Colégio Garvin. Nossa protagonista sofre bullying constantemente, junto com seu namorado Nick.


Dadas as circunstâncias eles criam uma lista negra, onde anotam os nomes de todos que praticam bullying com eles.



Em uma bela manhã, Nick dá a louca e vai para a escola com uma arma, sai atirando em todo mundo que vê pela frente que está presente na lista. Até que Valerie, na tentativa de impedir Nick e salvar uma de suas rivais, se joga na frente da garota e acaba sendo baleada. Logo após atirar na namorada, Nick aponta a arma para sua cabeça e se mata.


Após vários meses em casa, para se recuperar do ferimento e também do trauma, Valerie tem a difícil tarefa de voltar a escola Garvin, para cursar o último ano.

Ela ainda é assombrada constantemente com a lembrança do namorado e sofre com os problemas que está passando com a família e com os amigos, já que ninguém parece acreditar que Valerie não sabia nada sobre o atentado contra a escola.

Ela tem que enfrentar seus fantasmas na escola, onde terá que lidar com ex's amigos, pessoas que foram feridas e com a garota que salvou. 
" — O Tempo nunca acaba — sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando na minha tela. — Como sempre há tempo para a cura. É claro que há."
Minha Opinião: Esse foi um livro que comprei pela capa e meu amor por ela foi a primeira vista, como é até hoje, mas só pela capa mesmo.

No começo, eu achei a história interessante e até cheguei a brincar com o fato da lista negra, criando uma também. Só que com o passar dos capítulos acabei achando uma chatice e quase desisti da leitura.

A verdade, é que ''ficar'' na mente de Valerie para mim, foi horrível. Eu a achei uma personagem muito chata e mesmo sabendo que ela estava sofrendo por tudo que aconteceu, a achei muito ''bléh''. Por isso, nem de longe o livro é um de meus favoritos.

Mas como tem muito tempo em que o li, acho que devo ler novamente e ver se minha opinião sobre a trama muda, mas duvido muito, já que não vejo mais graça alguma nele a não ser a capa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário