O judô é uma arte marcial inventada no século XIX, no Japão. O criador, Jigoro Kano, se baseou nas próprias dificuldades para criar a modalidade de luta. Ele acreditava que a luta tradicional, o jiu-jitsu, exigia muita força física dos praticantes. Por isso, ele modificou a prática, transformando-a no judô. Foram criadas regras que deixaram o esporte mais disciplinado e educativo. Ele procurava um esporte com lógica e que pudesse ser usado também como um meio de melhorar o próprio corpo. O objetivo, de acordo com ele, não deveria ser derrubar o oponente, mas ter uma educação do próprio corpo.
Ano passado, eu comecei a fazer judô e no começo foi doloroso, meu corpo sedentário não aguentava quase nada e foi assim até quase o final do ano. Faltei tantas aulas que perdi as contas, mas sempre gostei muito da luta e de estar na academia com as pessoas incríveis que a frequentam.
Esse ano estabeleci uma meta que é me dedicar mais ao judô, com isso, estou comparecendo mais as aulas e dando até meu último suspiro para tudo que fazemos. Nos últimos dias, tenho estado muito orgulhosa da minha resistência - semana passada fiz os 100 polichinelos sem parar e ainda contei! - e a cada dia que passa tenho ficado mais feliz com o judô. Com isso, reuni 6 motivos para vocês praticarem judô. Vem conferir!
1. Os amigos
O principal motivo da minha lista de motivação são os amigos que fiz ao longo desse um ano de judô. Conheci pessoas incríveis na academia que me animam toda semana e sempre me fazem sorrir. Sem contar a minha ''pimpolha'', Julia, que sempre briga comigo, mas apenas para me motivar a ir mais além!
2. Autoconhecimento
No judô, você conhece suas fraquezas e qualidades. Seja por meio de uma luta, onde você vê no que precisa melhorar na sua luta ou até mesmo nos acontecimentos dos treinamentos, que o levam ao autoconhecimento.
3. Respeito
Sou faixa azul, com isso, tenho inúmeras faixas acima de mim aos quais devo muito respeito. A Julia, minha amiga, tem 11 anos, ou seja, é mais nova que eu, mas é mais graduada, então eu devo total respeito a Julia. E eu acho isso incrível, pois tira de nós a coisa do ''sou mais velho, mando mais''. Mostra que todos devem ser respeitados, independente da idade ou de qualquer outra coisa.
4. Um estilo de vida
Nós costumamos dizer: judô, meu estilo de vida. E eu levo essa frase para a vida, pois é realmente um estilo de vida. Os ensinamentos vão além das quedas, vão para o coração. A filosofia de Jigoro Kano é tremenda e maravilhosa! Uma vez, um Sensei nos fez sentar em roda para conversarmos sobre alguns acontecimentos e para lidarmos com ele com paciência, calma e inteligência, assim como Jigoro Kano nos ensina e eu achei isso tão maravilhoso!
5. Persistência
Quero muito chegar pelo menos na faixa roxa, por isso continuo ali, comparecendo aos treinos e dando o melhor de mim. Acho que nunca fui tão persistente com algo - tirando minha vontade de ser escritora. O judô nos leva a criar persistência para alcançarmos nossos objetivos dentro e fora do tatame.
6. Saúde
É um esporte, então ajuda muito na saúde. Por ser um esporte multiarticulado ajuda na coordenação motora, devido ao fato de que fazemos infinitos exercícios. Sem contar que promove a melhora dos sistemas circulatório, cardiorrespiratório e osteomuscular, combatendo o sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão, depressão entre outras patologias, além dos aspectos do psíquicos.
E vocês, praticam algum esporte? Se sim, conta aí nos comentários! E se for judô, corra já para me contar!



Nenhum comentário:
Postar um comentário